O nome da cidade tem origem na língua tupi ″pará-poan”, que significa “união de rios ou alto rio”, e que seria também o nome do Rio Feio.
A igreja que marca o centro de Parapuã, um símbolo de tradição.
Cedida
No próximo dia 8 de dezembro, Parapuã celebra seus brilhantes 79 anos de fundação, marcando uma trajetória de crescimento e prosperidade.
Fundada em 1944, rapidamente se destacou na região como um dos maiores polos produtores de café de São Paulo, o que consolidou sua importância econômica.
Ao longo das décadas, a cidade diversificou sua economia, hoje se destacando pelo forte agronegócio, com ênfase na pecuária, avicultura e diversas culturas agrícolas, como a cana-de-açúcar, café, seringueira e amendoim.
O agronegócio, base da economia local, continua a ser um dos principais motores do município, gerando emprego e movimentando o comércio e a indústria.
Em um movimento estratégico para o futuro, a atual administração municipal adquiriu uma vasta área de cerca de 170.000 metros quadrados para a implantação de um novo distrito industrial.
O espaço será subdividido em aproximadamente 140 terrenos, com local estratégico, às margens da rodovia SP-294, com ligação à SP-425, o que promete abrir novas possibilidades para o desenvolvimento econômico da cidade, atraindo empresas e fomentando o emprego e a inovação em Parapuã.
Bem-vindo a Parapuã, um pedaço do interior onde o tempo passa devagar.
Cedida
Raízes, família, trabalho e progresso
Uma cidade muito querida na Nova Alta Paulista, mérito esse conquistado pelas famílias que ali construíram suas histórias, com o suor de muito trabalho e também o amor por este lugar tão especial.
Pequena, mas grande no coração do morador, Parapuã tem seu charme de cidade do interior, com pontos físicos marcantes, como o trevo da entrada principal, as Avenidas São Paulo e Pernambuco, o prédio do Paço Municipal, a Praça da Matriz com a fonte e o Anfiteatro Municipal.
A culinária também é aquela com tempero único de quem prepara com carinho e qualidade.
Com empresas pioneiras no segmento e uma rica tradição rural, Parapuã é também reconhecida pelos pratos típicos, com destaque para as carnes de gado de corte e o famoso porco no rolete, são um convite àqueles que visitam a cidade a conhecer suas raízes gastronômicas, que refletem a vida rural e as tradições locais.
Entre as ruas de Parapuã, cada passo revela o charme da vida no interior.
Cedida
O passado ajuda a montar o presente e futuro e é com isso que a administração do município tem olhado e investido em melhorias para a qualidade de vida de seus habitantes e para as futuras gerações.
Entre os destaques estão a revitalização do Estádio Municipal, que esteve interditado por mais de 10 anos e a reforma do Parapuã Piscina Clube, que ganhou um novo Salão de Festas e a recuperação do Ginásio de Esportes, além da Piscina Municipal, que estava sem funcionamento há mais de 8 anos.
As obras também contemplam a Cozinha Piloto Municipal, creches e escolas.
Essas obras representam um grande passo para o bem-estar da população e para o fomento ao lazer e esporte.
Com a honra de completar 79 anos, quase uma oitentona de respeito, Parapuã reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico, a valorização das suas tradições e a construção de um futuro mais próspero para seus cidadãos.
Parapuã, cidade pequena, mas cheia de vida.
Cedida