Univassouras forma engenheiros de software com abordagem prática
15/11/2024
Coordenador do curso, Carlos Vítor, deu dicas de ações e habilidades fundamentais para desenvolver ao longo da graduação e se tornar um bom profissional na área de Engenharia.
Univassouras forma engenheiros de software com abordagem prática
Univassouras
Ao decidir estudar Engenharia de Software é importante escolher uma instituição que te prepare para se desenvolver na carreira, como a Univassouras.
A instituição, que oferece o curso, conta com a coordenação do professor Carlos Vítor, profissional com 30 anos de experiência em tecnologia.
Na graduação da Univassouras, ele dá muitas dicas aos estudantes que estão se desenvolvendo na área e separou quatro fundamentais para quem deseja trabalhar com Engenharia e Tecnologia.
1.
Esteja sempre atualizado
De acordo com Carlos Vitor, o ritmo das mudanças tecnológicas exige uma postura de constante atualização.
“A tecnologia é uma área que está em constante mudança, então você precisa estar muito atualizado no que está acontecendo no nosso dia a dia.
Isso não significa que você tenha que apenas trabalhar com novas linguagens ou novos frameworks, mas precisa prestar atenção nas metodologias da empresa”, comenta o professor.
Atualmente, as metodologias ágeis ganharam protagonismo, com empresas buscando formas mais rápidas e flexíveis de desenvolvimento.
“Por exemplo, hoje em dia a gente tem as metodologias ágeis de desenvolvimento de software.
Também é importante prestar atenção na questão da automação, uma área na qual as empresas estão trabalhando muito no mercado de trabalho”, acrescenta Carlos.
E, claro, as tecnologias emergentes como inteligência artificial (IA).
2.
Desenvolva um portfólio real e prático
Para os estudantes, Carlos Vitor sugere que mantenham um portfólio atualizado e focado em soluções reais.
“Não precisa ser nada complexo, mas você pode, por exemplo, mostrar um trabalho pessoal, uma participação em desenvolvimento de ferramentas no-code e low-code, ou software livre”, explica.
Um portfólio bem construído, além de facilitar a inserção no mercado de trabalho, ajuda o profissional a demonstrar seu conhecimento de forma prática.
“É uma maneira de mostrar para as empresas a sua capacidade de resolver problemas e desenvolver soluções”, pontua o professor.
Atualmente, há diversas plataformas gratuitas que permitem a criação de portfólios de maneira acessível, como GitHub, Behance e LinkedIn.
E uma forma de desenvolver esse portfólio com projetos práticos é participando das disciplinas que oferecem essas dinâmicas.
Desde o primeiro período do curso de Engenharia de Software da Univassouras, o estudante tem uma formação prática, participando de atividades com empresas e estabelecendo parcerias com outros cursos da instituição.
“Essa abordagem coloca o estudante em contato direto com o mercado, desenvolvendo habilidades e competências essenciais e preparando-o para os desafios profissionais com uma sólida rede de contatos e experiências reais”, afirma Carlos.
Univassouras forma engenheiros de software com abordagem prática
Univassouras
3.
Valorize as habilidades sociais
Carlos Vitor destaca que não basta dominar aspectos técnicos — é importante desenvolver soft skills, as habilidades interpessoais.
“Na área de tecnologia, você também precisa trabalhar em equipe, você precisa desenvolver e defender a sua própria ideia.
A tecnologia é um campo muito colaborativo”, diz ele.
4.
Invista em networking
Na Univassouras, o aluno também é estimulado a saber fazer networking, se conectar com outros profissionais.
Para Carlos, o networking não deve ser subestimado, é importante fazer conexões com outros profissionais, participar de seminários, congressos, discussões, fóruns na área de tecnologia é fundamental para o sucesso.
Fóruns na área de tecnologia também são fundamentais para o sucesso.
“Em 30 anos de carreira, percebi que o networking é um caminho interessante para você conseguir novos contatos, conhecer novas pessoas e apresentar o seu trabalho”, enfatiza.
Além das quatro dicas práticas, Carlos Vitor reforça que a curiosidade é uma ferramenta que não pode ser esquecida para o sucesso.
“Minha dica final é que vocês mantenham a curiosidade e continuem sempre a aprender.
A área de tecnologia é uma área que exige estar sempre atualizado, mas é um esforço que compensa no final”, conclui.