Vídeo mostra dono da maior transportadora do Brasil fazendo crítica a políticos e imprensa e dizendo que a pauta não é a greve dos caminhoneiros? Não é verdade!
29/05/2018
Vídeo circula nas redes sociais com mensagem que apresenta locutor como empresário de transportadora.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um homem falando sobre a greve dos caminhoneiros no país, acompanhado de uma mensagem afirmando que se trata do proprietário da maior transportadora do Brasil, Emilio Dalçoquio.
Não é verdade.
Dono de transportadora não fez vídeo falando que pauta não é greve dos caminhoneiros
Juliane Monteiro/G1
"Esse Emilio é o proprietário da maior transportadora do Brasil, a Dalçoquio, com quase 10 mil carretas para granel líquido", diz a mensagem.
A assessoria de imprensa da Dalçoquio afirmou que se trata de uma mensagem falsa e que o homem que aparece no vídeo não é Emilio Dalçoquio.
Ainda informou que a empresa não tem 10 mil caminhões e que estão sendo tomadas medidas de natureza jurídica em relação à mensagem divulgada nas redes.
"Lamentamos e repudiamos esse tipo de inserção falsa, tentando denegrir não somente a imagem do Sr.
Emílio, que sequer faz parte da administração da empresa, como também a imagem da transportadora", informou a empresa em nota.
A empresa Dalçoquio está em recuperação judicial (ou seja, em situação pré-falimentar) e não é a maior transportadora do país.
O autor do vídeo é Edemilson Canci, um locutor de Blumenau (SC).
No vídeo, ele diz que “a pauta não é a greve dos caminhoneiros” e que “os caminhoneiros são representantes do povo brasileiro”.
Ele foi candidato a vereador pelo PMDB em 2012.
Vídeo circula nas redes sociais com mensagem falando de dono da Dalçoquio
Reprodução/Whatsapp
'É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) do G1, tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web.
Sugestões podem ser enviadas pelo VC no G1, pelo Fale Conosco ou pelo Whatsapp/Viber, no telefone (11) 94200-4444, com a hashtag #eounaoe.