Vídeo mostra multidão de venezuelanos 'invadindo' fronteira com o Brasil? Não é verdade!
18/07/2018
Cenas foram gravadas, na verdade, na fronteira entre a Venezuela e Colômbia, em 23 de junho.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais nos últimos dias alerta para uma multidão de venezuelanos "invadindo" a fronteira com o Brasil.
Não é verdade!
Video mostra fonteira da Venezuela e Colômbia
G1
O vídeo é verdadeiro, mas a legenda que o acompanha é falsa.
Foi gravado, na verdade, na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia, na cidade de San Antonio del Táchira, no dia 23 de junho deste ano.
O registro de 30 segundos foi feito durante a noite e, nos últimos dois dias, já teve mais de 20 mil compartilhamentos no Facebook e quase 500 mil visualizações, além de muitos comentários de protesto.
As imagens mostram venezuelanos entrando na Colômbia e foram publicadas por uma jornalista venezuelana no Twitter, que escreveu: "Momento em que foi aberta a fronteira entre Venezuela e Colômbia em San Antonio del Táchira.
Nos informaram que todos os dias a situação é igual".
De acordo com uma reportagem do jornal El Nacional a fronteira entre os dois países tinha sido fechada naquele dia por causa das eleições na Colômbia e os venezuelanos se aglomeraram no local aguardando a reabertura.
Esse fluxo acontece diariamente há mais de um ano.
No ano passado o diretor de Imigração da Colômbia, Christian Kruger, informou que cerca de 25 mil venezuelanos cruzam diariamente a fronteira com a Colômbia e retornam ao seu país no mesmo dia com alimentos, insumos ou trabalho ilegal.
Veja o que diz a mensagem falsa:
Mensagem falsa diz que vídeo mostra venezuelanos chagando ao Brasil
Reprodução/ Facebook
"Imigração/Crise Venezuelana Madrugada de hoje na fronteira Brasil/Venezuela Olha a leva de Venezuelanos que estão chegando no BRASIL , INDO PARA BOA VISTA E CONSEQUENTEMENTE MANAUS"
Veja o vídeo original:
Initial plugin text
É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) do G1, tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web.
Sugestões podem ser enviadas pelo VC no G1, pelo Fale Conosco ou pelo Whatsapp/Viber, no telefone (11) 94200-4444, com a hashtag #eounaoe.