Acre registra 223 mortes por diabetes em mais de 1 ano, diz boletim
14/11/2024
Nesta quinta-feira (14), é o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, e Sesacre fornece informações importantes sobre a doença, além de conscientizar e incentivar a melhoria da saúde.
Dados equivalem de janeiro de 2023 a agosto deste ano.
223 casos de mortes por diabetes foram registrados no Acre
Peejhunt para Pixabay
Mais de 1,2 mil casos de internação e pelo menos 223 óbitos por diabetes mellitus foram registrados de janeiro de 2023 a agosto deste ano.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) nesta quinta-feira (14), no Dia Mundial do Diabetes.
A maioria desses casos é de diabetes tipo 2 (DM tipo 2), que pode ser evitado por meio de atividade física regular, uma dieta saudável e equilibrada e a promoção de hábitos saudáveis.
(Veja informações sobre a doença abaixo)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Para fornecer informações importantes, conscientizar e incentivar a melhoria da saúde, trocas de ideias embasadas sobre o diabetes e proporcionar educação para as pessoas com a doença e aos profissionais de saúde, a Sesacre promove o Movimento Azul no próximo sábado (16).
Através do Núcleo de Prevenção de Doenças Crônicas, Divisão de Promoção à Saúde e Departamento de Atenção Primária à Saúde, serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar e medidas antropométricas no Lago do Amor, localizado na Rodovia BR-364, em Rio Branco.
O Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta quinta-feira (14), foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre os perigos da diabetes na saúde e mortalidade da população.
LEIA MAIS:
Mundo tem 828 milhões de pessoas com diabetes e mais da metade não recebe tratamento, diz pesquisa
No Acre, lei garante que diabéticos tenham prioridade em exames que exigem ficar em jejum
Dia Mundial do Diabetes: quais os sintomas, causas e tratamento
Para a campanha, a cor azul foi escolhida representando as cores da ONU, lembrando que o diabetes está presente em todo o mundo.
O círculo azul é o símbolo global para a conscientização sobre o diabetes tendo nesse ano como tema “Diabetes e Bem Estar”.
O Dia Mundial do Diabetes tem como foco alertar para o impacto do diabetes, estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem aos portadores da doença viver mais e melhor, promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado.
Doença
Especialista fala sobre o Dia Mundial da Diabetes e os cuidados necessários
Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, a doença afeta cerca de 463 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que 1 em cada 2 adultos com diabetes permanece sem diagnóstico (cerca de 232 milhões).
A maioria tem diabetes tipo 2 (quando o corpo não consegue utilizar adequadamente a insulina produzida.
É caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue, também conhecidos como hiperglicemia).
Além disso, 1,1 milhão de crianças e adolescentes com menos de 20 anos apresentam diabetes tipo 1 (doença crônica que ocorre quando o sistema imunológico ataca as células do pâncreas que produzem insulina).
Só no Brasil, a estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões.
O dado é alarmante, uma vez que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como diabetes, são responsáveis por mais de setenta por cento das mortes.
VÍDEOS: g1